segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vídeo Suco Verde Integral de Inverno!

Olá meus queridos visitantes!

Semana passada divulguei em primeira mão para os contatos da minha lista de emails meu novo vídeo de como preparar um suco verde integral. 

Se você ainda não se inscreveu no meu site, não deixe pra depois! Entra lá: www.alimentacaointeligente.com.br e fique sempre sabendo em primeira mão das minhas novidades, receitas, dicas e lançamentos ;) 




SUCO VERDE INTEGRAL?


Mas, Malu, me explica melhor o que é isso de Suco Verde Integral?

Bom, o Suco Verde Integral é um suco que leva folhas verdes tenras junto de frutas maduras e outros complementos que vou falar mais adiante, mas não precisa ser coado. Olha que coisa boa! Para fazer este suco, você precisa utilizar frutas mais líquidas (ricas em água) como: suco de laranja, suco de tangerina, abacaxi, melão, melancia… E sempre folhas tenras, como espinafre, alface, acelga, salsinha… 

Só uma observação a ser feita: tanto o suco de laranja quanto os sucos ricos em vitamina C como os citados acima devem ser tomados com parcimônia, pois podem vir perder muito da sua vitamina C no processo de liquidificação que acaba gerando uma oxidação. O bom mesmo é tomar na hora - sempre!

Por aqui pelo blog, já falei algumas vezes sobre a Vitamina Verde Integral que é semelhante ao suco, porém é mais encorpada e cremosa do que o suco verde integral.

Gosto muito dessas duas formas de preparar suco verde, pois elas são bem práticas para o dia a dia, são super saborosas, fazem com que a gente consiga acrescentar bastante folha verde, são bem assimiláveis pelo nosso organismo, pois já são pré-liquidificadas, e são extremamente nutritivas! Claro que comer a fruta inteira é maravilhoso e até mais recomendável, porém o suco ou vitamina verde consegue suprir várias necessidades de forma fácil, simples e saborosa para não ter desculpa depois de não "conseguir" comer mais frutas e verduras :) 





O legal desse suco do vídeo que fiz é que ele é um suco que é mais líquido, pois utilizo o suco de laranja, e ele mantém as fibras das folhas (no caso do espinafre que foi a folha tenra que eu usei). E gente, nesta época que vivemos de industrializados, refinados e fast food, nada como poder tomar um suco verde INTEGRAL com todas as fibras que precisamos para o bom funcionamento do nosso organismo ;) Nada contra os sucos verdes coados (como o suco da luz do sol), mas esse suco aí do vídeo é realmente especial em todos os sentidos :) 

Se você tem algum problema com espinafre ou já ouviu muito falarem mal dele, dá uma lida no meu post sobre os mitos do espinafre por AQUI.

Além da laranja e do espinafre, ainda utilizo gengibre para dar um toque especial, além de "esquentar" o suco um pouco mais nesse princípio de inverno. Como o gengibre, outros complementos são super bem vindos, como hortelã; erva cidreira; manjericão; frutas vermelhas congeladas (amora, morango, mirtilo); pitadas de canela; 1 colher de manteiga de coco ou de outra manteiga vegana (amêndoa, castanha etc). Experimente pelo menos um ou outro nos sucos para sentir o up que dá.   

Por hoje é isso. Aproveitem para experimentar esse suco delicioso e façam suas criações! 


Beijos Beijos,

Malu

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Último Workshop da Malu de 2014 !!!

Oi meus queridos!!

Estou divulgando por aqui meu último Workshop presencial deste ano!




Sim, o ano nem acabou mas os meus eventos de aulas, cursos e workshops PRESENCIAIS terão que dar uma parada pois estou na reta final da minha gravidez, e depois que o bêbê nascer me dedicarei a ele por um tempo antes de retomar esses eventos presenciais :)

Mas, não se desesperem! :) Ainda tenho muitas novidades e surpresas por vir, principalmente em forma online. Então, super recomendo se você ainda não se inscreveu na minha lista de emails, fazer isso, pois receberá sempre minhas novidades ;)

Voltando a falar do meu último workshop, ele acontecerá na próxima terça feira, dia 15 de Julho de 2014, de 19h às 22h, no meu novo espaço Quintal Bistrô no Rio de Janeiro.

Tá realmente imperdível esta aula, pois eu reuni umas das minhas melhores receitas! Ele será de Guloseimas Saudáveis, dentro do que proponho com a Alimentação Inteligente.

Para se inscrever é simples: envie um email para quintalbistro@gmail.com e mandaremos mais informações ;)

Se não for do Rio de Janeiro e quiser avisar alguém próximo que mora por aqui, avise, compartilhe ;)


To super animada com este Workshop :)

Até mais meus queridos!


Malu

domingo, 15 de junho de 2014

24/06 - Workshop Alimentação Inteligente - Leites Vegetais

Olá meus queridos visitantes!

Meu próximo Workshop acontecerá no dia 24/06 no meu novo espaço Quintal Bistrô, aqui no Rio de Janeiro.

Eu e meu marido resolvemos criar esse espaço para receber as pessoas para cursos/workshops/palestras/jantares com reserva e outros eventos que tem o intuito de conscientizar as pessoas tanto pelo paladar, quanto pela informação que uma alimentação e um estilo de vida saudável pode sim ser muito bem vindo no nosso dia a dia nos tempos modernos, e que podemos fazer uma grande diferença no mundo no momento que nos tornamos conscientes do que colocamos no nosso prato diariamente e de como isso afeta tudo ao nosso redor de forma positiva.

Se quiser saber mais sobre nosso espaço, curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/quintalbistrorj e depois acesse mais pro final desta semana o site: www.quintalbistro.com.br que provavelmente estará pronto ;)

E nessa próxima terça feira dia 24/06, estarei fazendo meu Workshop de Leites Vegetais, além de vários pratos deliciosos, veganos e sem glúten super práticos e muito saudáveis para o dia a dia. 

No flyer abaixo tem mais informações!



Aproveite para fazer meus "últimos" cursos presenciais antes de eu ter meu bêbê que depois vai demorar um pouco :)

Espero por vocês!

Beijos de luz,

Malu

sábado, 24 de maio de 2014

Espinafre faz mal?




Olá!!

Muitas pessoas sempre me perguntam sobre o Espinafre e se ele tem realmente malefícios consumidos numa dieta saudável. Já foi muito divulgado por aí que ele tem muitos malefícios para a saúde. Mas, será mesmo?

Bom, pra responder a essa questão que foi ainda mais levantada depois que meu vídeo foi ao ar esta semana resolvi escrever este post aqui no Blog para tirar essa dúvida.

Se você ainda não sabe, eu publiquei mais um vídeo esta semana no meu canal do Youtube (da minha série de vídeos semanais) sobre "Como acordar com mais disposição e energia". Nele eu mostro quais são as minhas dicas e o que eu faço diariamente para acordar melhor e com saúde.

Assista o vídeo através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=tjyi44rMArk 

Nele eu compartilho também uma receita de Vitamina Verde que adoro para mostrar como é prático, delicioso e saudável começar o dia tomando uma vitamina realmente vitaminada :) logo na primeira refeição. Porém, eu utilizo espinafre nela, e foi aí que muitas pessoas me escreveram pergunto sobre ele.

Vamos lá!

MITO OU VERDADE?

O espinafre é muito conhecido pelo seu alto teor de proteína e ferro, mas também pelo seu alto teor de ácido oxálico, que "pode vir a" causar pedras nos rins. Porém, o ácido oxálico consumido em uma dieta mais vegetariana (ou com menor consumo de alimentos de origem animal), rica em alimentos como frutas, verduras e vegetais (sendo assim, mais alcalinizante), não é tão prejudicial como dizem. Na verdade tem lá seus benefícios, como estimular o peristaltismo.

A questão é, todos os alimentos tem algum antinutricional, como é o caso do espinafre.
Você sabia que o tomate também tem ácido oxálico? E nem por isso dizem pra você ficar com medo dele. Todos os alimentos consumidos em excesso trazem algum malefício, e sabe por quê? Porque a natureza é perfeita e fez as estações do ano fornecerem para nós variedade de alimentos. Cada época tem sua prioridade de alimentos, e é nela que devemos focar. Isso nos ajuda a estar sempre variando e alternando os alimentos para não ter excesso.

O problema é que no mundo que vivemos hoje, temos praticamente o ano todo TODOS os mesmos alimentos. Ninguém fica variando, consomem a mesma coisa todo dia. E claro, numa alimentação desbalanceada, qualquer antinutriente fica mais poderoso, pois dentro do nosso corpo acontece uma sinergia - cada alimento ao ser consumido, digerido e assimilado passa por um processo de combinação entre si, e o nosso corpo faz com aquilo que sobra, o que ele tem que fazer. E se ele tiver que lidar com o excesso muito grande de algum nutriente junto de outros alimentos que nos exigem muito para a digestão e assimilação (como é o caso de muitos alimentos de origem animal), acabamos por ter muitas perdas e outras consequências nada legais.

Segundo Victoria Boutenko em seus estudos sobre esse tema, o grande problema de o ácido oxálico contribuir para a pedra nos rins está mais relacionado a quem tem uma dieta muito rica em proteína e consome poucos alimentos de origem vegetal; e que, de novo, não é só o espinafre o único alimento que contém ácido oxálico, e sim os grãos, os chás, os feijões, o café e outras verduras. Evitar as verduras, como o espinafre, devido a seu alto valor de ácido oxálico, não é recomendável. É melhor melhorar a dieta por inteiro, tornando-a mais alcalinizante, diminuindo o consumo de proteína e rotativizando os verdes diariamente para não haver excessos!

Mas, claro, vamos para a questão de pessoas que ainda mantém uma dieta rica em proteína animal, e que já tem vários problemas de saúde como pedra nos rins etc. Bom, nesse caso, é claro que saber sobre os alimentos que contém certos antinutrientes que podem prejudicar ainda mais seu problema de saúde é necessário para não continuar piorando a situação. O que essa pessoa deve fazer é começar a mudar drasticamente sua dieta alimentar. Começar diminuindo muito o  consumo de alimentos de origem animal e aumentando consideravelmente alimentos de origem vegetal que não contem tanto um antinutriente. Mas isso é só pra quem já chegou no excesso do excesso  já tem instalada uma doença ou complicação por isso. Se você não tem nada disso, continue comendo seu espinafre, tomate etc. em quantidades razoáveis sempre alternando e variando os alimentos ao longo do ano. E claro, preferindo dar mais ênfase numa alimentação mais à base de vegetais do que em alimentos de origem animal.
Simples assim.

Sem medo de consumir nossos queridos vegetais, siga sua vida leve, e com equilíbrio. Procure sempre quem vende os alimentos orgânicos, pois eles normalmente trabalham só com alimentos da época, e desta forma fica mais fácil você rotativizar os alimentos. E outra coisa boa, numa feira orgânica você consegue encontrar variedades dos mesmos alimentos, o que também nos ajuda a ter menos excesso de um tipo só.

Resumindo: 
Consuma orgânicos
Consuma os alimentos da época
Rotativize os alimentos durante a semana (se comeu espinafre hoje, só coma daqui a 2-3 dias)
Diminua seu consumo de alimentos de origem animal
Aumente seu consumo de frutas maduras e da época
Curta o melhor que cada alimento tem para te oferecer

Um beijão e até a próxima! 

Malu