segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como armazenar os alimentos para uma maior duração?




Olá amados!

A dica de hoje é a continuação do post anterior que postei aqui no blog, de como higienizar os alimentos

Hoje vou falar de como podemos armazenar nossos alimentos da melhor forma, para que eles durem mais e mantenham sua vitalidade.

Primeiramente, é importante falar que nem todos os alimentos devem ir para a geladeira logo depois que compramos, sabe porquê? Porque muitos deles são comprados verdes (não maduros) e precisam desse tempo fora da geladeira para amadurecer e se tornar perfeito para ser consumido - gerando assim uma excelente digestão e assimilação dos nutrientes.

Muitas frutas devem ser deixadas de fora até atingirem sua maturação, só devendo ser condicionadas na geladeira se estiverem maduras demais e não forem ser consumidas logo, ou que já estão previamente cortadas.

Outras frutas como as cítricas laranja, tangerina, lima, limão depois que estão maduras, devem ser com certeza armazenadas na geladeira para durarem mais (coloque-as na gaveta mais baixa da geladeira). Alguns vegetais (ou frutos não doces) como abobrinha, beringela, pimentão, tomate devem ser SEMPRE deixados de fora da geladeira até amadurecerem o suficiente. Outros como as raízes e tubérculos, quando frescos, podem ser armazenados em sacos bem fechados na geladeira para durarem mais.

ORGANIZAÇÃO NA GELADEIRA

A organização dos alimentos dentro da geladeira é muito importante para sua conservação. Certos alimentos precisam de temperatura mais fria do que outros, daí a importância de armazená-los corretamente dentro da geladeira. 

É importante também lembrar que se quiser facilitar seu dia a dia, lave somente as folhas verdes, seque muito bem, e armazene em sacos transparentes tipo zip-locks, armazenando-as na prateleira mais baixa da geladeira.



Já outros vegetais e frutas, não devem ser lavados e levados à geladeira, pois aumentam sua umidade podendo acelerar seu processo de deteriorização. Guarde-os em sacos bem fechados (pode usar o zip lock também) e mantenha-os nas partes do meio da geladeira ou na útlima gaveta (nunca em cima ou nas prateleiras da porta).

Leites vegetais, queijos vegetais (ou de origem animal) devem ser armazenados na parte superior e mais alta da geladeira. Lembre-se que leites e queijos vegetais duram no máximo 3-4 dias. Lembre-se sempre de cheirar os alimentos antes de consumí-los para ver se não estão estragados. Como o frio inibe o cheiro, é importante tirar um tempo antes e verificar.

OUTRAS DICAS!
  • Utilize recipientes de vidro com tampas - isso é muito importante! Recipientes de plástico (principalmente se vão para o microondas), vão liberando tóxicos nos alimentos, e isso gera intoxicação a longo prazo;
  • Evite deixar a porta da geladeira aberta, fique de olho na borracha;
  • Verifique a temperatura do refrigerador que deverá está marcando 4,5°C ou menos e congelamento -18°C ou menos;
  • Não deixe os alimentos abertos na geladeira. Guarde os alimentos em recipientes fechados ou cubra com papel filme;
  • Para quem come ovos, eles não devem ficar na porta da geladeira, pois sofrem constante choque térmico favorecendo a contaminação, o ideal é que fique nas prateleiras intermediárias em recipiente com tampa;
  • Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas, pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento do aparelho. Espero que essas dicas tenham sido úteis! Deixe seu comentário ou dúvida embaixo do vídeo. Beijo grande!
Espero que essas dicas tenham sido úteis! 


Beijos beijos!!! 


Malu



Se inscreva no site!
www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Malu...tudo bem? Tb sou veg e em casa me viro tranquilamente, principalmente com suas dicas. Mas na rua já tive sérios problemas para buscar restaurantes. Hoje baixei um app que me indicaram, chama bwid, é só filtrar por restaurantes veg e pronto. Obrigado por compartilhar tantas dicas no blog. Adoro vc. Super Beijosss

Carol