quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Receita: Granola sem Glúten (Raw)

Olá!

Depois de tantos comentários querendo saber como faço minha granola crudívora (raw) e sem glúten me deu ainda mais vontade de preparar algo bem especial para vocês! :)

Fiquei muito feliz com o feedback! Sempre que quiserem, por favor, comentem o que querem ver aqui no blog. Ano que vem eu mostrarei as novidades que estamos criando para compartilhar com vocês. Só coisa boa!

E tem NOVIDADE ainda esse ano !!! :)

Se quiser mais ideias de receitas para comer com granola como iogurtes sem lactose ou granola/barra de cereal de chocolate, se inscreve no meu site para receber minha SUPER NOVIDADE de final de ano! Vou estar avisando essa semana por email.

Não perca a oportunidade! :)

Acesse e se inscreva: www.alimentacaointeligente.com.br 




GRANOLA CASEIRA RAW  SEM GLÚTEN





A minha granola é uma granola feita em casa com ingredientes mais potencializados (vamos dizer assim) e ela dura um tempo considerável na geladeira para os momentos que eu preciso usá-la. Como não gosto muito de fazer coisas para durarem a eternidade, prefiro fazer aos poucos para ter sempre ela mais fresca e com mais vitalidade. E isso tudo me ajuda a evitar de comprar granolas industrializadas cheias de outras coisas que não queremos, que são cozidas (e por isso perdem muito do seu valor nutricional), e que causam um certo impacto no meio ambiente por vir da INDÚSTRIA. 

Se você quiser saber mais porque é melhor fazer seus alimentos em casa, veja meu artigo clicando AQUI

Ela é sem glúten, pois o ingrediente principal que dá a textura crocante é o TRIGO SARRACENO. Ele é naturalmente sem glúten e crocante :) Mas tem que saber prepará-lo para uma melhor absorção e sabor. 

Ela é crudívora, pois todos os ingredientes são crus além de desidratados.   

Como aqui em casa somos 3, mas meu bebê ainda é muito bebê para comer, ficamos eu e meu marido revezando o consumo dessa granola. Afinal, o Luiz é doido por granola, então eu tive que criar uma bem boa mesmo para ele gostar. :)

Vamos à ela!

Ingredientes para a GRANOLA:




1 xícara de trigo sarraceno germinado e desidratado
1 colher de sopa de semente de girassol crua desidratada
1 colher de sopa de amêndoas cruas desidratadas
1 colher de sopa de castanha de caju crua desidratada
1 colher de sopa de passas brancas
1 colher de sopa de passas pretas

Os ingredientes básicos são esses acima, porém você ainda pode deixar ela mais absurdamente deliciosa acrescentando outros ingredientes como:  tâmaras picadas (seca ou fresca) ou açúcar de coco, canela, maçã desidratada picada, cardamomo em pó ou fresco picadinho.

Eu sugiro realmente que você deixe para "temperar" um pouco mais essa granola no momento que você for servir ou separe outra quantidade dela com esses temperos. Digo isso, pois eu prefiro ter uma opção mais neutra para servir com pratos que tem muito sabor, e outra mais "temperada" para pratos em que a granola é que será a toda-toda. Mas, faça como achar melhor ;)

Vou dar o passo a passo de como preparar alguns dos ingredientes da receita para você potencializar seus nutrientes e sua capacidade de absorvê-los.


Modo de preparo


Você vai precisar de um desidratador ou do Sol (se você tiver uma área externa ou uma janela que pegue bastante sol) ou do forno (sendo que esse último eu não sou muito fã para esta receita pois ele pode acabar cozinhando a granola e diminuindo sua potencialidade nutricional). Mas, claro que se você não tiver escolha, faça no forno mesmo, na temperatura mais baixa que tiver e com a portinha entre aberta para desidratar e não cozinhar, ok?

Primeiro prepare o Trigo Sarraceno. Deixe ele de molho de 8-12 horas. Você pode colocar quando for dormir e no dia seguinte, escorra e lave BEM o trigo sarraceno. Dê pelo menos uns 3-4 enxagues para tirar a espuminha que ele tem. Coloque em uma peneira e deixe descansar e germinar ali durante mais 8 horas.

Enquanto você coloca o trigo sarraceno para germinar, deixe de molho as castanhas de caju (4 horas), a amêndoas (8 horas) e a semente de girassol (4 horas). Desta forma você vai torná-las mais digestas.
Porém como queremos o crocante da granola, nós iremos desidratar posteriormente.

Depois que passar as 8 horas de todos os ingredientes hidratados e o trigo sarraceno germinado, você pode colocar para desidratar tudo junto.



Nesta foto eu mostro o trigo sarraceno germinado e colocando ele para desidratar. Eu coloquei maior quantidade pois guardo ele puro em um pote de vidro para usar em outras receitas ;)



Espalhe bem o trigo nas bandejas. Depois espalhe em outra bandeja do desidratador as castanhas, as sementes e as amêndoas hidratadas.

Leve para desidratar na temperatura entre 41 e 43 graus por 6 -8 horas ou até eles ficarem sequinhos.

O processo no sol ou no forno eu não tenho o tempo certo, mas acredito que no Sol seja bem mais rápido que no forno.

No final, misture todos os ingredientes secos e desidratados juntos das passas em um pote e estará pronta a sua granola!!!

Ela demora 2 dias para ficar pronta, porém se você fizer uma quantidade maior, você poderá armazenar na geladeira e usar sempre que quiser.

Espero que você goste e crie a sua, lembrando sempre da simplicidade ;)

E lembre-se...

Se quiser mais ideias de receitas para comer com granola como iogurtes sem lactose ou granola/barra de cereal de chocolate, se inscreve no meu site para receber minha SUPER NOVIDADE de final de ano! Vou estar avisando essa semana por email. 

Não perca a oportunidade e se inscreve por lá! :) 

Acesse e se inscreva: www.alimentacaointeligente.com.br 


Beijos,

Malu

Nenhum comentário: