sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Receita de Carnaval - pro corpo e pra alma




Olá!!!

É carnaval! Tempo de muita festa, muita alegria e...muitos excessos.

Digo isso, porque o carnaval é uma data muito especial, principalmente aqui no Brasil, e nessa data grande parte das pessoas estão abertas para muitas experiências intensas durante apenas 4 dias.

É um período muito curto onde as pessoas extravasam tudo o que vivem durante o ano inteiro, e dessa forma acaba sendo demasiadamente bom ou ruim. Infelizmente, muitas das vezes é demasiadamente ruim.


O significado de carnaval é "adeus a carne". O Cristianismo promove a famosa Quaresma, que seria o jejum de 40 dias sem carne (alimento). Mas, o que é engraçado é que o que muitos fazem é dar adeus a sua própria carne (corpo). Só que o que é mais engraçado ainda é que muitas das pessoas não fazem isso só no carnaval...elas fazem o ano inteiro, e mais intensamente no Carnaval. Esse é o problema.


Eu adoro tudo que nos traz de volta nossa criança interior, porque a criança é o ser mais puro, inocente e criativo que existe. Através das fantasias, brincadeiras e danças nos reconectamos e sentimos nossa essência em explendor :)

Mas, infelizmente o carnaval também é um momento onde muitas pessoas abusam das drogas e bebidas. Não quero aqui bancar "a do contra de tudo", apenas não acho legal o excesso destas, fazendo com que seres lindos e interessantes se tornem pessoas tão bobas e não atraentes que fazem um monte de besteiras nas ruas e desrespeitam uns aos outros, mas principalmente a si mesmo.

Gostaria de propor algo neste carnaval, não quero que ninguém deixe de fazer nada do que gosta, apenas tome consciência da sua responsabilidade com o seu próprio ser, e que preserve seu corpo, pois ele é a morada da sua alma. Para fazer isso descanse bem, faça um bom desjejum com muitas frutas, vitaminas, beba bastante água e tente levar para o bloco e/ou festa algo para comer. Sei que parece difícil, mas darei uma dica de uma receita bem rápida e prática que é bem leve e fácil de levar. Experimente em um dia de folia e me conte como foi ;)

Para quem for relaxar, descansar, se conectar com seu Ser Interior, essa receita também é pra você. Pode levar para cachoeira, para uma trilha... ela vai contribuir ainda mais para o seu momento, pode ter certeza ;)

Essa receita é prática, rápida e dá pra levar numa boa. O importante é que você faça do jeitinho que eu coloco aqui, ok? O objetivo é sermos inteligentes conosco, é aproveitarmos o máximo dos alimentos.

Então, vamos lá:

imagem ilustrativa


Wrap de Humus com Brotos de Girassol (ou alfafa)


Ingredientes

2 folhas de couve grandes
1 cenoura pequena ou 1/2 grande fatianda fina (pode ser no mandolim)
1/2 talo de aipo fatiado fino
8 tomatinhos cereja cortados ao meio
1/4 de pepino fatiado fino
2 punhados de broto de girassol (ou broto de alfafa)
4 colheres de sopa de humus (receita abaixo)
Pedaçinhos de azeitona (opcional)

Para o Humus:
1 xícara de grão de bico seco (você precisa deixar de molho uma noite, então o grão de bico vai hidratar e inchar, tornando a medida 2 xícaras, ok?)
2 colheres de sopa cheia de tahine (de preferência cru, como o da marca Bioporã)
1 dente de alho (ou mais se quiser)
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de sal marinho
1 punhado de Cheiro verde ou Coentro picado ou outras ervas (com sálvia fica muito bom!)
Suco de 1 limão

Modo de Preparo
Primeiro prepare o humus. Deixe de molho o grão de bico por uma noite. No dia seguinte descarte a água, e cozinhe com água e um pouco de sal até ele ficar bem macio. Em um processador, adicione o grão de bico e o restante dos ingredientes (tahine, alho, cominho, sal, cheiro verde ou coentro e o suco de limão. Processe bem até ficar bem homogêneo. Se sentir que precisa de um ou de outro ingrediente a mais, fique a vontade para acertar. Obs.: Dei uma quantidade maior de humus para você ter para o dia seguinte se quiser. ;)

Para a montagem do wrap: Retire o cabinho da couve e amasse com as mãos o meio dela para poder ficar bem maleável e você conseguir enrolar. Comece acrescentando o humus bem no meio. Espalhe com uma colher. Depois vá adicionando um pouco da cenoura, pepino, aipo, tomate, brotos, e se quiser um pouco de azeitona picada. Enrole e está pronto! Essa receita rende 2 wraps.


Espero que eu tenha te ajudado a ter uma opção leve, nutritiva e saudável para você levar por aí e aproveitar seu carnaval com muita alegria e responsabilidade ;)

Beijos de muita luz e muita alegria!

Malu

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada, Malu, pela receita maravilhosa! Você sempre gentil.
Bjs, Janice

Sály disse...

Parece bom, hein? Eu queroooo! Vou fazer!